Quem faz o JF em Foco

foto Márcio Brigatto
 Marcos Kopschitz

Marcos Kopschitz Xavier Bastos, juizforano, 58, é Engenheiro Civil. Já exerceu funções em várias áreas,  principalmente nas de Transporte Urbano e Planejamento. Em  2009 voltou à administração municipal, assumindo a gestão da Tecnologia da Informação da PJF até 2012.

Consultor em Transportes, estendeu sua atuação a novos campos, como a Informática e a Comunicação. Interessou-se em especial pela Internet e criou na cidade o primeiro provedor de acesso, em 1995 (NutecNet, depois ZAZ e Terra). Atuou em áreas afins, como desenvolvimento de sites na web, tendo mantido durante alguns anos a Cidade Virtual Juiz de Fora, um grande portal local voltado a cultura, lazer e informação. Entusiasta de JF, acompanha de perto o ambiente cultural na cidade. Entre outros campos, tem interesse pela Fotografia, mantendo o JF em Foco (o blog, o site no flickr e o site no Meetup para organização de eventos fotográficos).

Marcos sobre Marcos 
Micro-história fotográfica em menos de dez linhas: "Comecei a fotografar aos onze anos com uma Kodak Rio-400 (a primeira câmara fabricada pela Kodak no Brasil, lançada em 65). Nos anos 80, já uma Canon A-1 era a base daquele aparato todo de objetivas, filtros, etc. Grandes experiências, e um pouco de tudo: livros, cursos, palestras de grandes fotógrafos, exposições, etc. Vi a fotografia em película passar dos cem anos para acabar em seguida. Espantoso! Mas fomos em frente, a nova era da fotografia vinha com tudo e comprei a primera câmara digital em 1998 - quando não muita gente sabia o que era isso. Foi uma Sony Mavica FD-5, a primeira câmara digital da Sony, tinha acabado de ser lançada! A Internet era uma grande revolução em curso, trazendo novas possibilidades de compartilhamento. Continua sendo. E com esses dois interesses convergindo, Tecnologia e Fotografia, chegamos até aqui! Flickr, blog... o que mais virá?"


Kodak Rio-400  My Pen   Sony Mavica FD5


         Marcos     marcosk[arroba]terra.com.br   |  no flickr   |   no twitter      |   no facebook  


     

foto Viviane Ferreira
Meta-foto
Leandro fotografando o Lago de Genebra, na Suíça
Leandro Ciuffo

     Mineiro de Juiz de Fora, Leandro Neumann Ciuffo, 33, é mestre em computação pela Universidade Federal Fluminense. Já se direcionou à Informática desde o ensino médio, no CTU, e a graduação na UFJF.  Em Juiz de Fora, trabalhou em provedores de Internet, fez parte da equipe da Cidade Virtual Juiz de Fora e foi professor do Curso Tecnológico em Informática Empresarial da UNIPAC.
 
     Mudou-se para Catania (Itália), onde trabalhou no  Instituto Nacional Italiano de Fisica Nuclear (INFN), atuando na coordenação de 2 projetos relacionados à e-ciência: EELA (E-infrastructure shared between Europe and Latin America, 2006-2008) e seu sucessor EELA-2 (E-science grid facility for Europe and Latin America, 2008-2010), ambos co-financiados pela Comissão Européia.

      De volta ao Brasil em 2010, Leandro atualmente trabalha com Pesquisa e Desenvolvimento na RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.


Leandro sobre Leandro
"Comecei a fotografar em 2006, já na era digital,  quando mudei-me para a Itália. Criei uma conta no Flickr para compartilhar com minha família as fotos dos locais que visitava. Entretanto, meu trabalho e meu desejo de explorar novos lugares me levaram a viajar muito e logo as fotografias de viagem se tornaram um vício - como uma coleção de figurinhas em um álbum com número ilimitado de páginas. Percorri 25 países em 4 continentes com uma câmera digital sempre à mão. Nunca fiz curso de fotografia e quase sempre uso câmeras compactas simples (mais fáceis para levar no bolso). Mesmo assim comemoro cada foto bem tirada durante uma viagem como um troféu de caça! Algumas das minhas fotos - todas livremente distribuidas de acordo com a licença 'Creative Commons Attribution' - já foram usadas por agências de notícias, em publicidadade, guias e revistas especializadas em viagens e até mesmo em um livro didático."

Nikon D3000Panasonic Lumix DMC-LZ3Nikon Coolpix P50






Marcos sobre Leandro
"O Leandro é um dos melhores profissionais com quem já trabalhei. Sua capacidade de realização chamava a atenção desde a universidade. Fizemos muitas boas coisas juntos, e o relacionamento evoluiu para uma boa amizade que, graças à Internet, continuou quando ele foi para a Europa. Criar e manter o "JF em Foco" no flickr, desde 2007, foi um trabalho a quatro mãos e muitas conexões, feito por dois sujeitos em continentes diferentes. Coisa que em nada surpreende atualmente,  mas legal de fazer e de contar. E como fotógrafo, ele é muito mais antenado com seu tempo, veja-se essa generosa experimentação do licenciamento "CC". Já eu sou um dinossauro do tempo do filme e ainda estou no "copyright". :-) Claro, ambos estamos certos! "