segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Como fotografar desconhecidos - Passeio Fotográfico Mundial do flickr - 3

Billy


Dicas para abordar estranhos e conseguir que participem


Matthew Almon Roth, do Flickr


     Há tantas maneiras de abordar e fotografar um desconhecido quantos fotógrafos existem no Flickr, então não tome esta como sendo a melhor ou a única maneira de fazê-lo. São apenas algumas das dicas que eu daria com base no meu projeto my 365, que é justamente de retratos de estranhos.

     Você pode aprender um bocado conferindo o grupo 100 Strangers, que é um dos projetos mais legais do Flickr. 

Encontre um bom lugar, procure uma boa luz 

     É possível encontrar grandes retratos com todo tipo de iluminação, mas acho que as melhores chances de obter bons retratos é encontrar um local com iluminação com pouco contraste. Se você tiver um dia nublado e encoberto, estará com sorte! Se for um dia de sol brilhando, procure iluminação indireta. A sombra de um edifício alto, uma igreja ou árvores etc. com frequência lançará uma luz realmente bonita e balanceada. Outra boa opção é procurar luz refletida de outros prédios, do chão, de objetos imóveis. Você também deve pensar sobre o fundo da foto. Paredes lisas de diferentes cores podem dar grande profundidade à fotografia. Paredes de tijolos podem dar uma impressão diferente. Plantas ou árvores podem acrescentar uma agradável sensação verde e natural. É completamente a seu critério!

     Para o evento “Olá, estranho!”, recomendaríamos aos líderes dos passeios explorar algumas locações na área onde pretendem se encontrar.

     As partes mais movimentadas da sua cidade levam ao máximo de pessoas, mas também se pode considerar uma praça, um parque ou edifício que já seja usado como ponto de encontro, de modo que elas já estejam lá e possam não precisar parar para participar. 

Diga oi, apresente-se 

     Quando abordo alguém na rua, em geral uso alguma variante do seguinte:

“Oi, posso te perguntar uma coisa? Estou fazendo um projeto de fotografia em que faço retratos de desconhecidos e ponho na minha página do Flickr. Acho que você tem uma aparência interessante, será que você gostaria de participar do meu projeto?”

     Você receberá ocasionalmente um “não” ou “não, obrigado”, mas ficará frequentemente surpreso com quanto as pessoas estão dispostas a participar. 

Prepare seu disparo, preste atenção ao fundo, tire umas fotos 

     Costumo levar uma lente 50 mm e ajusto a abertura para f/3.2 ou mais, de modo a obter bokeh, isto é, fundo fora de foco.

     Peço ao meu modelo para ficar no lugar exato onde a luz é boa e não há muitas distrações ao fundo. Se você estiver fotografando em frente a uma parede, esta pode ser um fundo bom e sob controle. Com um fundo mais cheio de elementos, pode ser necessário mais pós-processamento para obter do retrato o que você deseja. 

Pense em fazer uma ou duas perguntas para saber mais sobre as pessoas 

     Em geral pergunto às pessoas que fotografo se estão tendo um bom dia, de onde são. Como parte do meu projeto, também faço uma pergunta que espero que os faça pensar, que é “O que você deseja que você não tem agora?” ou “o que você deseja para sua vida que você ainda não tem?”

     Variações de uma pergunta pessoal podem obter retornos realmente interessantes, e podem levar a outras boas conversas. Esforce-se para conhecer a pessoa, mas não se preocupe se elas não se abrirem de todo. Cada pessoa é diferente e tem um nível diferente em que se sente confortável. É em parte por isso que o projeto é tão divertido! 

Agradeça e informe como encontrar sua conta no Flickr 

     Não deixe de agradecer a seu retratado por participar de seu projeto. Eu também dou um cartão com meu nome, o nome do projeto, e o endereço do site do projeto. Se você quiser fazer um cartão com seu endereço no Flickr e seus dados para contato, pode ser útil, mas é uma gentileza, pelo menos, anotar um endereço de e-mail da pessoa (caso ela queira fornecer), de modo que você possa lhe mandar um link para a foto. O retratado sempre achará bom poder sair desta experiência com um bonito retrato!

     Embora você não precise necessariamente pedir uma autorização de uso de imagem de seu modelo, se você planeja fazer uso comercial da imagem, será preciso ter uma autorização por escrito. Existem muitos modelos online que podem ser adaptados, mas, se ajudar, podem usar à vontade o meu modelo do "a stranger 365": http://www.scribd.com/doc/273329333/Astranger365-Model-Release






Veja todas as notícias e informações importantes 



Nenhum comentário:

Postar um comentário