quarta-feira, 27 de maio de 2015

Miksang e outras contemplações em Chiador


           foto Flávio Motta

      O fotógrafo Flávio Motta promoveu, em 25 de abril, o workshop sobre "Miksang, a fotografia contemplativa" e passeio fotográfico a Chiador -  MG, do qual participaram 13 fotógrafos.

     Chiador é uma pequena cidade de Minas Gerais, faz limite com o estado do Rio de Janeiro, sendo banhada, portanto, pelo Rio Paraíba do Sul. Sendo muito próxima, vive uma vida de certo modo dividida entre os dois estados. Mas é mineira, e foi onde o trem primeiro chegou no estado de MG. Ali fica, portanto, a primeira estação ferroviária de Minas.

     Mas a estação, não vai nada bem, obrigado. Em ruínas, este patrimônio histórico brasileiro e mineiro está sendo perdido, assim como muitas outras estações. Memória, no Brasil, ainda é uma coisa difícil de ser valorizada.

    Já a cidade vai levando a vida em um ritmo muito tranquilo. Além do passado visível na arquitetura do casario preservado, há atrações naturais e, mais recentemente, um grande lago do complexo hidrelétrico de Simplício e Anta. Aliás, nomes pitorescos não faltam  por ali, como Penha Longa, um pequeno povoado da cidade, cujo próprio nome, Chiador, segundo consta, vem do barulho que as águas faziam ali perto.

     Portanto, como se pode ver, a oferta de tópicos para fotografar é ampla, razão da escolha.

           fotos Fernanda Teixeira


     E o Miksang, onde entra?

     Técnica em que mente e olho estão conectados, podendo-se então ver de fato uma realidade completa - e, então, registrá-la.

     A pequena Chiador, com seus encantos e calmaria é um bom ambiente para meditar, contemplar e fotografar nesse espírito. 

Veja mais informações sobre Miksang e o evento no JF em Foco.
E mais fotos dos participantes do evento podem ser vistas em uma Galeria do JF em Foco.


     Foi assim que o programa se realizou com sucesso. E, em breve, em 2 de junho, os participantes apresentarão alguns dos resultados em uma exposição no Forum da Cultura. Mas isto ainda será detalhado aqui no JF em Foco.


IMG_2313-C1

                           foto Marcos Kopschitz


Nenhum comentário:

Postar um comentário