segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Quem é quem no FOTO 14 - 1 - Individuais




Quem é quem no Foto 14 - 1

Em exposições individuais




 Veja a Programação Completa do FOTO 14
por evento: exposições | intervenções | oficinas | livros e outros
em formato gráfico: exposições
por dia: formato texto gráfico
Quem é quem no FOTO 14 - individuais - coletivas - intervenções
Veja toda a cobertura do Foto 14 pelo JF em Foco

E participe do melhor da festa:




Os de fora de Juiz de Fora


+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=



Debora Viana Setenta
>>> Gustavo Moura

Nascido em 1960, em João Pessoa, Paraíba, Gustavo Moura iniciou-se profissionalmente no Núcleo de Pesquisas Populares da Universidade Federal da Paraíba (1980) desenvolvendo pesquisas fotográficas na área de documentação e dedicando-se principalmente a registrar a cultura popular. Em 2003 foi contemplado com o Prêmio Concurso Fotográfico Cultural Leica. Desenvolve trabalho de expressão pessoal em fotografia e atua no mercado publicitário e editorial.


  • Sobre a exposição "A Primeira luz do sonho" em João Pessoa, em 2006 - no portal clickPB


      No Foto 14
      • Exposição A primeira luz do sonho

      •  Vai apresentar uma simpática surpresa!



      +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=






      >>> Regis Falcão

      Repórter Fotográfico com 9 anos de experiência em fotografia, atuando os últimos 4 na fotografia jornalística. Atua desde 2011 na Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado do Piauí. Atuou como repórter fotográfico do Jornal O Dia e como correspondente para diversos jornais e revistas nacionais e internacionais. Ministrou mais de 20 cursos de fotografia, dentre eles de Fotojornalismo Digital para a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Fotojornalismo e Assessoria de Imprensa, Fotografia Digital. Membro do coletivo Piauí Photo Clube, participou de diversas exposições pelo Brasil e exterior, incluindo Itália, França, Alemanha. Atua em editoriais de moda, fotojornalismo, fotografia publicitária e autoral.








      No Foto 14
      • Exposição “Trançadeiras do  Sertão”






      Não é de Juiz de Fora, mas é


      +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=



      Sirlei Platcheck
      >>> Fabio Giorgi

      Depois de 25 anos atuando como advogado, em 2006 passou a se dedicar exclusivamente à fotografia pesquisando e praticando processos fotográficos históricos e alternativos e desenvolvendo trabalhos autorais. Desde então, já foram várias exposições, como "Photophormato"e "Orgânico", , ambas com impressões em cianotipias. E "Postes, muros e tapumes", "O que se olha mas não se vê" e "E por que não?". Fabio Giorgi morou e atuou aqui por vários anos, de 1997 a 2011, quando decidiu mudar-se para Porto Alegre, onde está atualmente. Portanto, concedemos a ele um título de "cidadão fotográfico" de JF!








      No Foto 14
      • Exposição “Orgânico 2”
      • Oficina “Introdução à Fotografia Alternativa e Prática de Cianotipia”




      Não estão em Juiz de Fora, mas são


      +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=




      >>> Márcia Zoet

      Começou no fotojornalismo na década de 1980, nos extintos Diário Mercantil e Diário da Tarde de Juiz de Fora, quando ainda era estudante de jornalismo pela UFJF. Depois trabalhou nos principais veículos de comunicação do País, como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil. Há mais de dez anos partiu para a iniciativa privada criando a Illumina Imagens e Memória, em São Paulo, que além de prestar serviços de fotografia atua na realização de projetos culturais.  Tem fotos publicadas nos livros editados pelo Museu da Pessoa, de quem é parceira há mais de 20 anos: Imigrantes: Crônicas da Vida (2002); Memória dos Brasileiros (2008); 200 anos do Banco do Brasil (2008); Transformações Amazônicas (2010); Vira Vida – histórias de vidas transformadas (2012) e Almanaque Aproximando Pessoas (2013).  É também co-autora dos livros Folia de Reis – Imagens, Receitas e Ladainhas Aiuruoca-MG em 2012, além de Maracangalha – vida e obra de Sylvia de Leon Chalreo, 2013. Nesse ano de 2014 está participando da exposição fotográfica “As Donas da Bola”, projeto de 11 fotógrafas que retrataram a mulher no futebol. De Juiz de Fora (1961).

      • Todas as matérias sobre Márcia Zoet no JF em Foco, incluindo sobre as exposições e livros


      No Foto 14
      • Exposição Retratos do Brasil

      • “Idealização e Edição de livros de fotografia”, Bate-papo com autores e autógrafos 


      +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=

                       


      M K
      >>> Roberto Soares-Gomes

      Roberto, fotógrafo premiadíssimo internacionalmente, é de JF. Em 1966 já organizava por aqui os Salões Nacionais de Arte Fotográfica de Juiz de Fora, famosa iniciativa dos alunos da Engenharia da época. Foi morar no Rio de janeiro quando se formou em Engenharia e está lá até hoje. Há um impressionante perfil seu (link abaixo), de onde extraímos: 

      Premiado em mais de cem concursos independentes (não ligados a fotoclubes), no Brasil e no exterior, destacando-se os renomados Leica-Consigo-Fotografe, Concours Amateurs PHOTO, Nikon Photo Contest International, United Nations-Canon World Photo Contest, dentre outros.
      Eleito pelos editores da revista fotográfica de maior circulação no planeta, a Popular Photography & Imaging, como “Photographer Of The Year 2006” nos Estados Unidos, ficando entre dez finalistas na edição do mesmo concurso no ano seguinte.




      No Foto 14
      • Exposição Paraty



      +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=




      Os de Juiz de Fora



      Humberto Nicoline
      >>> Antonio Olavo Cerezo


      Cerezo é o homenageado deste ano. Falecido em 2011 aos 50 anos, foi fotógrafo profissional atuante na imprensa de Juiz de Fora por muitos anos.











      No Foto 14
      • Exposição Tributo a Antonio Olavo Cerezo


      +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=




        >>> Jober Brochado

        Jobert é engenheiro, de uma época em que os engenheiros em Juiz de Fora mantinham intensa atividade fotográfica. Iniciou suas atividades fotográficas em 1970. Participou de várias coletivas pela Sociedade Juizforana de Fotografia. Teve fotografias apresentadas em mostras coletivas no Brasil e exterior, publicações em catálogos e revistas nacionais e estrangeiras. É um grande fotógrafo do tempo do filme, que evoluiu recentemente, e muito bem, para o digital. Com décadas de atuação constante como amador, incluindo ministrar cursos de Fotografia (daqueles de laboratório, ampliador, etc.), em boa parte em dupla com Heitor Magaldi, e produção de grande qualidade, é um nome que não podia faltar mais no nosso evento fotográfico anual. Ótima escolha: em JF, é prata da casa! De Juiz de Fora (1950).


        • Jober Brochado no JF em Foco 

        No Foto 14
        • Exposição Grafismos Urbanos



        +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=





        >>> Márcio Brigatto

        Márcio Brigatto é profissional em Juiz de Fora, onde iniciou sua carreira no jornal Tribuna de Minas. Fundou a Zoom Photos em 1988 e, em 2003, passou a se dedicar à fotografia publicitária, comercial e industrial, mantendo um estúdio de grande capacidade.





        No Foto 14
        • Exposição Fashion Sessions


        +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=




        >>> Renato Miranda


        Renato Miranda é professor universitário na UFJF. Iniciou seus estudos de Fotografia em 1994, participou do grupo que fundou o Clube dos Fotógrafos Amantes da Natureza, de JF, do qual é membro. Colaborou na extinta revista Photo&Camera e foi premiado em eventos como  9º Concurso Banco Itaú BBA de Fotografia; Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba; Concurso Nacional da Sociedade Ornitológica Mineira. Em 2008 fez sua primeira individual, retratando montanhas. Também é escritor, com livros publicados no campo da Educação Física.







        No Foto 14
        • Exposição Navegantes


        +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=




        >>> Roosevelt Nina

        De São Luis do Maranhão (1933). Mais um Engenheiro/Fotógrafo formado pela Escola de Engenharia da UFJF! Roosevelt é fotógrafo de longo curso. Já expôs seu trabalho em Juiz de Fora inúmeras vezes, ao longo dos anos. Seus primeiros trabalhos foram vistos nas mostras da antiga Funarte, e em seguida no Museu de Arte do Rio Grande do Sul , Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Centro Cultural São Paulo, entre outros. Em 1999 ganhou o prêmio Icatú das Artes, com direito a uma bolsa em Paris. Teve trabalhos publicados nos livros “Fotografia no Brasil” e foi co-autor do livro “Só existe um Rio”. Atualmente, reside entre o Rio se Janeiro e Juiz de Fora e desenvolve trabalhos de cunho pessoal em fotografia, e leciona em cursos de arte fotográfica.



        No Foto 14
        • Exposição Criaturas


          +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=




          >>> Valéria Faria




          No Foto 14
          • Exposição Criaturas
          • Lança o livro “Navalha no tempo: barbearias tradicionais no centro histórico de Juiz de Fora”
          • Exposição “Barbearias”

          +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=






          >>> Aelson Amaral


          Aelson Amaral é fotógrafo profissional há 25 anos e também ministra um curso regular de Fotografia em JF, o Curso de Fotografia Visor Mágico, além de workshops. Já participou e venceu muitos concursos fotográficos. Editou diversos livros de fotografia, como "Juiz de Fora: ontem e hoje" e "Os bondes de Juiz de Fora". E acaba de lançar mais um, sobre os 25 anos do Ibitipoca Off Road Rally, evento que cobre ao longo deste quarto de século.

          Para o FOTO 14, apresentou proposta de exposição e foi selecionado no III Prêmio Funalfa de Fotografia.






          No Foto 14
          • Oficina “Iniciação à Arte Fotográfica”


          +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=





          >>> Danilo Moscon


          É Engenheiro Mecânico aposentado e hoje se dedica integralmente à fotografia. Entre 2006 e 2011 trabalhou no Maranhão, viajou por quase todo o estado e descobriu a sua enorme beleza, a sua luz maravilhosa. Destas viagens foram surgindo fotos que resultaram em quatro exposições na cidade de São Luís. Tem trabalhos publicados frequentemente na revista Digital Photographer do Brasil. Atualmente também está voltado  a equipamentos de revelação em Fine Art.

          Para o FOTO 14, apresentou proposta de exposição e foi selecionado no III Prêmio Funalfa de Fotografia.


          No Foto 14
          • Exposição Lençóis Maranhenses
          • Coletiva Palavras

          +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=




          Ana Cláudia Ferreira
          >>> Paula Duarte

          Paula Duarte reside em Juiz de Fora. Durante a graduação em Comunicação Social pela UFJF, dedicou-se à linguagem jornalística. Trabalhou no projeto de extensão Campanha Cultural do Centro de Educação à Distância (CEAD) da UFJF e no Museu Mariano Procópio entre os anos de 2011 e 2012. Também participou da coletiva "Vida Cotidiana" e do "Leilão Fotográfico" no Espaço Experimental Nina Mello, do projeto "Foto 120" do coletivo "O Escambal" e da "6ª Mostra Luta em Campinas".

          Para o FOTO 14, apresentou proposta de exposição e foi selecionada no III Prêmio Funalfa de Fotografia.



          No Foto 14
          • Exposição De Casa



          +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=





          >>> Sérgio Neumann 

          Trabalha com fotografia há mais de 25 anos. Hoje é sócio do Studio Sergio Neumann, atuante na fotografia editorial, publicitária e social, além de desenvolver projetos fotográficos pessoais e pesquisas sobre a História da Fotografia em Juiz de Fora. Trabalhou no Museu Mariano Procópio como responsável técnico pelo acervo fotográfico, na FUNALFA e CCBM com cursos de formação de profissionais. Foi professor universitário na área da Fotografia Publicitária. Participou de diversas edições de livros publicados em Juiz de Fora e no Brasil, destacando-se o "Álbum do Município de Juiz de Fora - 1915", em que foi organizador e fez todo trabalho de restauração digital; "O Brasil na Fotografia Oitocentista" de Pedro Vasquez; "Lembranças" de Ana Cecília Tavares; "A Borboleta Azul" da professora e artista plástica Rosália Alvim; "Iconografia Nacional – Artes plásticas brasileiras 1870 – 1930" pela FAPEMIG da professora Vanda Arantes do Vale; o catálogo "A fotografia no Museu Mariano Procópio", do professor Afonso Rodrigues. Nos eventos "FOTO 12, 13 e 14" fez curadorias. Em 2012, do Tributo e resgate do acervo fotográfico de Narcisse Szymanovski e da exposição "Processos Fotográficos Históricos - coleção de Sergio Neumann". Em 2013, do Tributo a Hamleto Fellet.  Em 2014, do Tributo a Antonio Olavo Cerezo, fotógrafo homenageado.

          Para o FOTO 14, apresentou proposta de exposição e foi selecionado no III Prêmio Funalfa de Fotografia.
           


          No Foto 14
          • Exposição Essentia
          • Curadoria do Tributo a Antonio Olavo Cerezo


          +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=





          >>> David Azevedo


          David Azevedo, com Rodrigo Souza, foi selecionado no I Prêmio Funalfa de Fotografia em 2012. No FOTO 12, apresentou a exposição "Arquivo Corrompido". Contribuiu com muitas imagens para o blog, muitas de suas fotos podem ser vistas aqui.




          No Foto 14

          • Exposição "Amor Eterno"
          • Coletiva Palavras


          +=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=


          Atenção: esta página é uma contribuição do JF em Foco aos interessados em saber mais sobre os fotógrafos participantes do FOTO 14. Está sendo construída aos poucos. Leia com bom humor, lembre-se que o JF em Foco é feito nas horas vagas e sem fins comerciais. Assim, se você ainda não está apresentado aqui como certamente merece, isto não quer dizer que você não seja alguém no FOTO 14! :-)







          Nenhum comentário:

          Postar um comentário