quarta-feira, 6 de agosto de 2014

FOTO 14 - Programação Completa - Oficinas




     A seguir, a programação de oficinas gratuitas do FOTO 14, que irá sendo detalhada e atualizada nesta página.

     O projeto da Prefeitura de Juiz de Fora e da FUNALFA promoverá, entre 14 de agosto e 14 de setembro de 2014, dezenove exposições fotográficas simultâneas e outras atividades.

     Os interessados devem comparecer à Funalfa (Avenida Barão do Rio Branco, 2.234, Centro), das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e preencher uma ficha de inscrição.



 Veja a Programação Completa do FOTO 14
por evento: exposições | intervenções | oficinas | livros e outros
em formato gráfico: exposições
por dia: formato texto gráfico
Quem é quem no FOTO 14 - individuais - coletivas - intervenções
Veja toda a cobertura do Foto 14 pelo JF em Foco

E participe do melhor da festa:




Oficinas






  • “Introdução à Fotografia Alternativa e Prática de Cianotipia”, com Fábio Giorgi (Porto Alegre, RS)

Sirlei Platcheck
     Abordará conceitos e processos de fotografia alternativa, cianotipia, preparo de soluções e sensibilização de papeis, e produção de imagens. Serão oferecidas dez vagas e não há pré-requisito para participação. Para desenvolver o trabalho, o aluno deverá levar 
  • uma placa de MDF tamanho A4
  • uma placa de vidro transparente de 4mm, tamanho A4
  • uma trincha média
  • papeis com gramatura igual ou superior a 250g

      Fábio Giorgi, ministrante da oficina, desde 2006 se dedica à pesquisa e à prática de processos fotográficos históricos e alternativos. Explora possibilidades de criação de imagens fotográficas de forma artesanal, trabalhando com as técnicas desenvolvidas ainda no século 19 e as ferramentas digitais de hoje. O fotógrafo também participará do Foto 14 com a exposição “Orgânico 2”.



  • Saiba mais sobre Fabio Giorgi

------------------------------
Oficina "Introdução à Fotografia Alternativa e prática de Cianotipia" 
No Espaço Manufato
15 e 16/8 - 9 às 12 e 14 às 17 h
10 vagas

Rua Fonseca Hermes, 57 – Centro 
FOTO 14 - 14 de agosto a 14 de setembro




  • “Iniciação à Arte Fotográfica”, com Aelson Amaral (Juiz de Fora)


     O juizforano Aelson Amaral oferecerá uma oficina para iniciantes, amadores e amantes da arte fotográfica. São 15 vagas para interessados em iniciar os estudos na área. Serão abordados temas como história da fotografia e olhar fotográfico, mesclando teoria e prática, e ensinando técnicas de composição de imagens e manuseio do equipamento.

      Aelson trabalha como fotógrafo há 26 anos, abrangendo as áreas de publicidade, eventos, feiras, decoração, gastronomia, fotojornalismo e documental. Em sua carreira, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Também editou livros, como “Os Bondes em Juiz de Fora – Minas – Imagens Eternas”, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes (2010). No Foto 14, Aelson foi um dos ganhadores do 3º Prêmio Funalfa de Fotografia, com a exposição “Dans le Vent”. Participará, ainda, da coletiva “Olhe pra mim”.

  • Saiba mais sobre Aelson Amaral

------------------------------

Oficina "Iniciação à Arte Fotográfica" 
Na videoteca do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas - CCBM
22/8 – 18 às 21h
23 e 24/8 – 15 às 19h

15 vagas
Avenida Getúlio Vargas, 200 - Centro 
FOTO 14 - 14 de agosto a 14 de setembro


  • “Uma luz, um Sentimento”, com Sérgio Neumann (Juiz de Fora)


     O objetivo desta oficina é fazer com que o aluno adquira conhecimento para identificar diferentes fontes de iluminação. Nas aulas serão ensinadas técnicas de retratar pessoas, explorando os sentimentos, e como fazer iluminação com uma única fonte de luz. São 14 vagas oferecidas. Para participar é necessário ter conhecimento das técnicas básicas de fotografia e ter máquina fotográfica digital, com controle manual e entrada para flash de estúdio.

      Sérgio é fotógrafo e professor. Foi organizador da terceira edição do “Álbum do Município de Juiz de Fora – 1915”, de Albino Esteves. Já participou de outras edições do evento, fazendo o resgate do acervo fotográfico de Nascisse Szimanovisk, em 2012. No mesmo ano fez a curadoria da exposição “Processos Fotográficos Históricos”, integrante do Foto 12, e, em 2013, foi responsável pela curadoria da mostra “Hamleto Fellet”, parte da programação do Foto 13. Este ano, faz parte da equipe curadora do Tributo a Antônio Olavo Cerezo, além de ter conquistado o 3º Prêmio Funalfa de Fotografia, com a mostra “Essentia”.


  • Saiba mais sobre Sérgio Neumann



------------------------------ 

Oficina "Uma luz, um sentimento" 
Na videoteca do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas - CCBM
25/8 a 04/9 – 14 às 17h
14 vagas

Avenida Getúlio Vargas, 200 - Centro 
FOTO 14 - 14 de agosto a 14 de setembro



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário