quarta-feira, 13 de agosto de 2014

FOTO 14 - Espaço Experimental Nina Mello abre nova casa com atividades livreiras, exposições e mais ainda!



     

 Da exposição "A primeira luz do sonho", de Gustavo Moura 
no Espaço Experimental 




 Veja a Programação Completa do FOTO 14
por evento: exposições | intervenções | oficinas | livros e outros
em formato gráfico: exposições
por dia: formato texto gráfico
Quem é quem no FOTO 14 - individuais - coletivas - intervenções
Veja toda a cobertura do Foto 14 pelo JF em Foco

E participe do melhor da festa:



     Um dos aspectos inovadores do FOTO 14 é o dos livros de Fotografia. Não apenas serão lançados alguns (o que, sim, já aconteceu em outros anos), como também haverá debates sobre o tema e, a maior novidade, a presença da Livraria Madalena, promovendo a venda de livros.

     Na abertura do evento, na quinta-feira, já ocorre o lançamento de dois livros (veja aqui). E a programação continua na sexta e no sábado, concentrada no Espaço Experimental Nina Mello.

     Além de abrigar duas das exposições do FOTO 14 (veja aqui),  o Espaço também promove debates, mesas-redondas e tarde de autógrafos, e recebe a Livraria Madalena! Será uma inédita oportunidade para termos acesso a livros de fotografia de qualidade e em geral não encontrados na cidade.

      E  não fica só nos livros a inovação, já que o próprio Espaço Experimental Nina Mello está de casa nova, em São Mateus! Depois de promover inúmeras atividades fotográficas, sempre de qualidade, em sua sede anterior em São Pedro, o Espaço no novo endereço já começa a pleno vapor, com grande atividade, durante o FOTO 14.





------------------
Da exposição "De Casa",
de Paula Duarte,
no Espaço Experimental













     Sobre os eventos do programa voltado aos livros de Fotografia, apresentamos um texto do Espaço Experimental:

Fotolivro - Um conceito em expansão
O I Encontro de fotógrafos – Reflexões sobre fotolivro propõe dividir as experiências, com o público, vividas pelos fotógrafos no processo de criação, elaboração editorial e acompanhamento gráfico para a realização do fotolivro.
O Encontro contará com a presença do Prof. Dr. Afonso Rodrigues, dos fotógrafos Aelson Faria Amaral, Bruno Guilarducci, Evaldo Santos, Gustavo Moura, Humberto Nicoline, Márcia Zoet, Marco Zuchi e da artista Valéria Faria. Em duas mesas, durante a tarde deste sábado, 16, esses artistas irão integrar um bate-papo e oferecer autógrafos.
O fotolivro, hoje, vem sendo explorado pelas atuais produções fotográficas contemporâneas como um fértil campo de pesquisa sobre linguagens e narrativas visuais em publicações, tanto experimentais quanto em formatos mais tradicionais. O livro, como suporte tradicional ou objeto de arte permite à fotografia ocupar um lugar menos transitório que o encontrado nas páginas dos jornais, web ou mesmo em revistas. Num momento em que somos bombardeados por imagens e sem o tempo necessário para absorvê-las, o livro propõe um momento de pausa. Eles apresentam projetos editorais arrojados, contemplativos e provocativos, e ainda possibilitam a circulação material.
A Livraria Madalena, que pela primeira vez estará em Juiz de Fora, solidifica essa tendência, disponibilizando um grande número de livros de fotografia de pequenas editoras, autores nacionais e internacionais com ênfase para America Latina. Com a intenção de possibilitar o acesso do público ao livro de fotografia, a Livraria trabalha de forma itinerante, já tendo participado de eventos de fotografia como Paraty em Foco, Foto em Pauta Tiradentes, Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo e PhotoEspaña.
Para Viviane Vilela, que divide a sociedade da Livraria com o Estúdio Madalena (SP), o grande diferencial da Livraria Madalena é trabalhar não só com editoras, mas diretamente com autores nacionais e internacionais, possibilitando a divulgação de produções independentes.



------------------------------------------------

No Espaço Experimental Nina Mello

Novo endereço: Rua 21 de Abril, 25 – São Mateus
(32) 3026-2655

  • Livraria Madalena
15 de agosto, sexta-feira,  19 h
16 de agosto, sábado, 11 h



  •  I Encontro de fotógrafos – Reflexões sobre fotolivro
16 de agosto, sábado
 
15 h - Mesa com Afonso Rodrigues e Gustavo Moura 

17 h - Mesa com Humberto Nicoline, Marco Zuchi e Valéria Faria 

17 h - Tarde de autógrafos com  os fotógrafos
    • Aelson Faria Amaral
    • Bruno Guilarducci
    • Evaldo Santos
    • Gustavo Moura
    • Márcia Zoet
    • Marco Zuchi
    • e a artista Valéria Faria


Livraria Madalena

FOTO 14 - 14 de agosto a 14 de setembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário