sexta-feira, 22 de agosto de 2014

FOTO 14 - Aventuras na Livraria Madalena



Marcos Kopschitz      



     A Livraria Madalena esteve em JF pela primeira vez no FOTO 14. Estivemos lá, no Espaço Experimental Nina Mello, onde funcionou e, além de, claro, comprar livros, pudemos conversar com Viviane Vilela, uma das sócias.


Fale sobre a Livraria Madalena
Rizza
     O funcionamento itinerante começou no Paraty em Foco em 2012. Iatã Cannabrava tinha esta ideia, que deu muito certo. Mantemos o showroom no Estudio Madalena, em SP, mas o forte é a itinerância. Como resultado, a possibilidade de oferecer a pessoas em várias cidades o acesso a obras especializadas.

---------------------
Livraria Madalena itinerante, 
no Espaço Experimental Nina Mello,
no FOTO 14



E o famoso dilema das livrarias clássicas versus as vendas online? Ainda é viável uma livraria de venda direta? Todas as pessoas têm acesso a comprar qualquer livro. Como enfrentar as livrarias online?

     A Livraria Madalena também tem e-commerce, é uma operação recente, que começamos há uns seis meses, e muitos compradores são mineiros. Em festivais maiores,  a venda de fato compensa, são muitos dias e o fluxo de pessoas é maior. No caso de Juiz de fora, recebemos o convite da Nina e tivemos apoio, o que tornou a vinda possível. Tem também o lado do contato com os autores, que nos procuram. E nos festivais, fazemos cerca de quinze lançamentos ao longo dos dias do evento. Temos o maior acervo de fotolivros, mais de sessenta. E já são cinco edições próprias.



Quais as melhores histórias para contar?

     Somos referência e procurados. Uma americana incluiu a livraria em seu roteiro turístico em São Paulo. O bom é o contato, fazer amigos. Como os que nos encontram e dizem: "É você? Estou perdida, vou deixar minha carteira!" Ou pessoas que frequentam festivais. Um fotógrafo que nos encontrou, no ano seguinte lançou seu livro e nos agradeceu: "Sua livraria ajudou na minha formação". Nos festivais, a Livraria Madalena acaba virando um point. Quando há um momento morto, o pessoal vai para a livraria"!




Rizza
     Foi um ótima experiência a estreia da Livraria Madalena em Juiz de Fora! Temos que torcer para que volte! Como aquela pessoa citada por Viviane (ela mesma, vista à direita, ao fundo, na foto ao lado),  saímos com a carteira mais leve - embora com a alma também!

     E tratar de incluir uma visita ao showroom da livraria quando em São Paulo, como a americana! Mas atenção, não é uma loja, não fica de portas abertas, é preciso tocar a campainha.





 Hans Georg       



      Veja toda a cobertura do JF em Foco sobre a Livraria Madalena.




 Veja a Programação Completa do FOTO 14
por evento: exposições | intervenções | oficinas | livros e outros
em formato gráfico: exposições

Quem é quem no FOTO 14 - individuais - coletivas - intervenções
Veja toda a cobertura do Foto 14 pelo JF em Foco

E o programa agora é ir ver as exposições!


---------------------------------

Livraria Madalena

FOTO 14 - 14 de agosto a 14 de setembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário