quinta-feira, 10 de julho de 2014

Resultado do "Alto Retrato"



     Na abertura da exposição, na quarta-feira, 9 de julho, no CCBM, a PJF anunciou os vencedores do concurso “Alto Retrato”, realizado pela Secretaria de Comunicação Social, com o tema o "Morro do Imperador". 

     Os nomes anunciados foram:

1º lugar: Louise Torga -  prêmio de mil reais

2º lugar: Fabrício Pablo de Campos - prêmio de quinhentos reais

     Segundo o site da PJF, ao todo, foram registrados mais de 1.500 votos. Mas esta informação foi apenas mencionada no site. A votação não pôde ser acompanhada pelos participantes em tempo real, o que seria, naturalmente, muito mais transparente.

      O concurso foi marcado por acontecimentos que foram cobertos pelo blog, (veja Alto Retrato).

     Ao final, independentemente de análise do ocorrido, caracterizou-se, por não ser um concurso de Fotografia. Limitou-se a uma competição de mobilização para obter votação online, isto é, da modalidade "mais votado", com todas as limitações e vulnerabilidades que este formato apresenta e que já foram apontados aqui.

     A partir desta experiência, como já foi anunciado em matéria anterior, o blog pretende publicar algumas orientações básicas para organização de concursos de fotografia, que ficarão disponíveis. E passará a não recomendar futuros concursos que não atendam estas orientações mínimas.



2 comentários:

  1. O "concurso", se assim podemos chamar o evento, foi tão mal organizado que o certificado de participação não foi assinado pelos organizadores, brincadeira.

    ResponderExcluir
  2. Um concurso de não-fotografia. Mas esperemos que os erros sejam assimilados e outros concursos -- de fotografia -- possam ser lançados pela prefeitura.

    ResponderExcluir