quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mais uma mudança na interface do flickr

 


Imagem capturada de tela do flickr com foto de Flávio Motta Rodrigues


     O flickr anda muito ativo em tempos recentes. O pessoal que desenvolve o site está com a mão nervosa, inventa novidades a toda hora. Quando se inventa muito, corre-se o risco de não acertar. Em geral, ao longo do tempo, têm acertado bem mais que errado. Porém, a última tentativa de mudar a interface do usuário foi bastante infeliz, desagradou muitos usuários antigos e fiéis. A reclamação foi geral.

     Bem, parece que a equipe ouviu os usuários. Aliás, o flickr tem um bom sistema de captar a reação dos usuários, que pode ser encontrado no link "feedback", no rodapé das páginas. Ali se pode publicar um texto, uma crítica, uma proposta, e os demais podem votar. Assim, as proposições populares se destacam. Cada pessoa pode dar até 50 votos a proposições diversas.

     Mas o flickr acaba de fazer mais uma mudança na interface. O pessoal do flickr parece ter levado em conta as muitíssimas reclamações e ter se redimido da última mudança de interface, que estava mesmo bem ruim. 

     O que voltou a ser como antes da penúltima mudança:

  • Cancelou a barra vertical cinza à direita da foto

  • Informações e comentários voltaram a ficar ABAIXO das fotos

  • O texto voltou a ser preto sobre fundo branco, de fato muito mais legível 
                          (o anterior tinha sido passado para texto branco sobre cinza...)

  • Comandos de edição de texto tinham sido complicados e voltaram ao que era (por exemplo, enter insere linha, em vez de ctrl+enter)

  • Usar texto formatado em html voltou a ficar fácil

     A novíssima interface voltou a ficar próxima da versão imediatamente anterior, e ainda incorporou o que a última conseguiu inventar de bom (que não era muito, mas havia).

      Ainda tem algumas coisas desaparecidas, como a possibilidade de inserir notas nas imagens, vamos ver se voltam.


     Avaliação aqui da administração do Grupo JF em Foco no flickr: melhorou bastante, voltou a ser a interface mais amigável a que todos já estavam acostumados.

     Atenção: a interface ainda não está terminada e completamente disponível. Até 4/7, a versão mais atualizada estava disponível em Inglês, mas não em Português.




Nenhum comentário:

Postar um comentário