sábado, 26 de julho de 2014

De volta a exposição “União e Indústria – Uma estrada para o futuro”



 "Ponte Americana", foto de Klumb integrante da exposição


     A excelente exposição “União e Indústria – Uma estrada para o futuro”, que esteve no  Espaço Cultural Correios de Juiz de Fora em 2013, está de volta!

     Agora, no Saguão da Reitoria, no campus da UFJF, em uma parceria entre a Pró-reitoria de Cultura e o Museu Mariano Procópio.

     Dada a importância da União e Indústria para a história de Juiz de Fora e mesmo do país, e a qualidade da exposição originalmente preparada pelo Museu Mariano Procópio, é uma ótima nova oportunidade para ver ou rever a mostra sobre a marcante estrada.

     Segundo o diretor superintendente da Fundação Mapro, Douglas Fasolato, esta é a primeira oportunidade de colocar em prática a ideia de uma itinerância da exposição, que é parte de um projeto de difusão e de reflexão sobre a importância da União e Indústria e seus vários ramais para o desenvolvimento da Zona da Mata e do Vale do Paraíba. 
 
     A mostra reúne textos e fotos sobre a pioneira rodovia que ligou Petrópolis, no Rio de Janeiro, a Juiz de Fora, cuja construção foi iniciada por Mariano Procópio Ferreira Lage em 1856, e que foi inaugurada por D. Pedro II em 1861.

     As fotografias são do alemão Revert Henrique Klumb, fotógrafo da Casa Imperial, que produziu um ensaio fotográfico da época da inauguração da estrada. A exposição reúne 23 dessas imagens e três litografias.


     Veja matéria do JF em Foco sobre a exposição em 2013, com 
detalhes técnicos, um pouco da história e links para 
ainda mais informações sobre sobre Klumb, o curador, a exposição.

Veja matéria da UFJF sobre a exposição atual.


------------------------------
União e Indústria – Uma estrada para o futuro
No Saguão da Reitoria (Campus da UFJF)
24 de julho a 15 de agosto de 2014
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
  • Mais informações:
Pró-reitoria de Cultura – (32) 2102-3964
Mapro – (32) 3690-2027


Nenhum comentário:

Postar um comentário