terça-feira, 17 de setembro de 2013

FOTO 13 - O que cada um contou

Ana Rodrigues

--------------------------------
Hans Georg falando sobre O Escambal


     Ainda no dia da abertura do FOTO 13, houve um encontro com fotógrafos e curadores. Cada um falou um pouco de si, de seus projetos e do que estava apresentando no FOTO 13.

     Fizemos alguns breves registros dos interessantes depoimentos.



  • Afonso Rodrigues, curador da coletiva “O olho armado: pluralidade de olhares” 
     Para organizar a mostra, Afonso fez convites pela Internet, pedindo portfólios. Recebeu muitos, dos quais selecionou 18. Procurou mesclar fotógrafos jovens e profissionais.

  • Calé Merege, autor da exposição “Buscadores”
     É uma experiência de autoconhecimento meu, de uns três anos para cá. Por conta de crescermos e nos identificarmos com o ego, acabamos perdendo identidade, a nossa essência. E em relação ao “outro”, então? Passamos pela cidade e vemos os outros como “fantasmas”.

  • Felipe Varanda, autor da exposição “Arqueologia de futuras ruínas”
     Felipe conta que trabalhava no Jornal do Brasil, na Av. Brasil, 500, conhecido endereço da "nova" sede do JB, então um dos mais importantes jornais brasileiros. Abandonada desde o fechamento do jornal, será demolida para a Olimpíada, assim como também está planejada a demolição do elevado da Perimetral.

     "Eu fazia o trecho a pé para ir ao trabalho, e comecei a ver detalhes nos pilares, como as inscrições do 'Profeta Gentileza'. Resolvi fotografar, comecei com uma Rolleiflex. Depois, com a perspectiva de demolição, veio a ideia das "futuras ruínas". O trabalho exposto agora leva o título de "primeiras evidências" porque é um laboratório com 12 fotos. Pretendo expor cinquenta."

  • Ratão Diniz, autor da exposição “Na Veia”
     Sou um fotógrafo documentarista. meu trabalho é uma tentativa de fazer um recorte da favela carioca. Mostro o grafite, o espaço urbano e a cultura.

  • Heitor Magaldi, autor da exposição “Mineirices”
     Percorri Minas inteira por conta do meu trabalho profissional. Faço fotografia analógica e vou continuar, apesar da dificuldade de materiais.

  • Hans Georg, de "O Escambal", responsável por várias intervenções fotográficas
     Hans diz que raramente expõe seu próprio trabalho. Em geral, mostra o dos outros por meio de vários dos projetos como o Foto 120 nos ônibus e o  Carte de Visite.





 Veja a Programação Completa do FOTO 13
por evento: exposições | intervenções | oficina encontros, filmes
por dia: formato texto gráfico
Quem é quem no FOTO 13
Veja toda a cobertura do Foto 13 pelo JF em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário