terça-feira, 30 de julho de 2013

Paisagens envolventes


     Em seus últimos dias, a exposição "Lençóis Envolventes", de Carlos Velázquez, no CCBM.

     Carlos é um fotógrafo de quem temos visto trabalhos expostos, e sempre impressionando muito bem. Não fica atrás nesta temporada.

     Expondo imagens feitas em 2010 nos conhecidos Lençóis Maranhenses, Carlos chama a atenção para o impacto visual que foi a combinação de céu, areia e água sob o sol do Maranhão. De fato, o sol quase no equador é forte, impressiona os visitantes e permite as intensas variações de luz ao longo do dia observadas e registradas por ele.

     Justamente as possibilidades de experimentação com a luz foram uma das motivações para a série agora exposta. Temos as clássicas massas de areia e água sempre presentes na fotos do local, às vezes em um quase abstrato. Ao longo das 16 fotografias, algumas quase monocromáticas, areia, areia, sol... Quase se sente o calor, o clima quente do nordeste. Um cavalo aqui, um cavaleiro ali, quebram a belíssima monotonia das dunas. E de repente, surge um menino com uma brincadeira de antigamente, aquela de ir girando um aro com um arame... Deliciosamente recuperada uma realidade hoje perdida, aqui no Sudeste, em meio ao mundo de games e outras coisas high-tech ou consumistas...

     Uma beleza de exposição, tanto pelo prazer da fotografia quanto para conhecer um pouco o ambiente dos Lençóis Maranhenses!


-----------------------------------


Na Galeria Celina Bracher do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
Até 4 de agosto 
Terça a domingo, de 9 às 21h. Avenida Getúlio Vargas, 200 - Centro
3690-7051 / 3690-7052

Nenhum comentário:

Postar um comentário