terça-feira, 4 de junho de 2013

América do Sul no CCBM

Salar de Uyuni

     Com abertura nesta quarta, 5 de junho, às 20 h, a exposição "Eu sou da América do Sul", de Renata Meffe, é apresentada ao JF em Foco por ela mesma:

A maior parte das fotografias analógicas apresentadas foi produzida ao longo de uma jornada específica de três meses, empreendida de ônibus, contornando a parte austral do continente.

Cenários grandiosos dos países vizinhos são os protagonistas da série. A presença de animais é esporádica e a figura humana só aparece de costas, sem que seja possível sua identificação.

Destacando a beleza e vastidão de um território tão plural como fascinante, o trabalho remete ao lugar que ocupamos nesse cenário e à delineação de nossas identidades latino-americanas.

     A  abordagem de Renata, interessante sob vários aspectos, merece ser conferida. Por exemplo, quem já viajou por aí sabe que alguns povos andinos (como em outras partes, também) não gostam de ser fotografados. Medo de que lhes roubem a alma, ou algo assim. Arriscando, será que a figura humana de costas foi uma ideia a partir da percepção desta característica dos modelos?

     E os dados de identificação de cada foto serão apresentados em espelhos, de modo que o público poderá ver a si mesmo dentro do contexto ¨Eu sou da América do Sul¨.

     Haverá também audiodescrição de algumas das fotografias que integram a mostra, para promover o acesso do conteúdo a deficientes visuais.  Esta pode também ser ouvida no blog de Renata (renatameffe.wordpress.com).

-----------------------------------

Na Galeria Narcisse Szymanowski do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) 
De 5 a 30 de junho
Terça a sexta-feira, de 9 às 21h. Sábados e domingos de 10 às 16h
Avenida Getúlio Vargas, 200 - Centro
3690-7051 / 3690-7052

Nenhum comentário:

Postar um comentário