domingo, 19 de maio de 2013

Por do sol fecha um ano de Desafio Fotográfico



Morro do Cristo 12/05/13
foto Marcelo Salgado

     Começou o 11° Desafio Fotográfico JF em Foco, com o tema "Nascer e Por do Sol", e esta foto de espetacular entardecer sobre o Morro do Cristo, de Marcelo Salgado, é uma das que participam.

     Marcelo é um fotógrafo de natureza e outros temas, e gosta de fotografar a silhueta mais marcante de JF, o Morro do Cristo. Sua coleção no flickr vale uma visita. 

     Além dele, vários outros fotógrafos têm participado do Desafio, que a cada mês propõe um tema para que o pessoal fotografe. Ao final, uma votação escolhe a preferida, e o vencedor aponta o tema para o mês seguinte.

     Durante o mês, os participantes vão conhecendo a produção dos demais e trocando impressões e experiências. Ganham todos, e ainda vamos compondo um grande acervo de imagens sobre JF!

    Ao final de maio, o Desafio terá completado um ano! Comemore conosco participando também!


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Começo a acompanhar o JF em Foco e seus trabalhos.
    Uma sugestão que pode colaborar para quem quer aprender com os trabalhos publicado seria associar às fotos informações sobre: tipo de câmera, lente, abertura, velocidade, etc.

    Ou as informações estão aí e eu não percebi?
    Parabéns pelo trabalho de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, obrigado pela visita e participação! Vamos aos tópicos que você levantou.

      1. As câmaras digitais atuais registram uma quantidade enorme de dados sobre cada imagem, incluindo todos os dados que você mencionou e mais algumas outras dezenas.

      2. São os chamados dados EXIF, que ficam gravados no próprio arquivo da foto e podem ser lidos por programas de imagem em geral.

      3. Por isso, o pessoal não anota mais, como antigamente, porque isso já está embutido automaticamente.

      4. Quando a foto é publicada no flickr, como é o caso desta aí do Marcelo, o próprio site já lê e mostra todos os dados.

      5. Assim, se você clicar na foto, cairá na página dela no flickr e poderá ver todos os dados lá: data e câmara logo no alto, velocidade, etc., mais abaixo, na coluna da direita, sob o título "Additional Info". Se clicar nesse ponto, verá TODOS os dados EXIF. Aí, poderá fazer umas duas horas de análise técnica por foto... :-)

      6. Mas e se a foto não está no flickr? Bem, dependendo de onde esteja, os dados ainda poderão ser vistos, ou pelo menos uma parte reduzida deles, mais parecida com a sua lista.

      7. Às vezes, porém, o autor opta por não disponibilizar os dados, aí é uma orientação pessoal de cada um.

      Excluir
    2. Pode ser também que as imagens tenham os dados mas você não consiga lê-los de imediato. Salvando a imagem e abrindo em um programa visualizador ou de de edição de imagens, você acessa fácil os dados EXIF. Dá trabalho... Por isso, também não dá pra fazer isso com todas as fotos publicadas aqui. :-)

      E pela mesma razão, estimulamos todos a usar o flickr, um excelente site de compartilhamento de imagens e vídeo, muito adequado tanto para quem encara a fotografia mais a sério quanto para quem quer só distribuir simples fotos de família!

      E você, está no flickr?

      Abração!

      Excluir
  3. Oi Marcos, fica como sugestão a organização de um exposição com as fotos vencedoras dos desafios no final do ano. Seria viável? O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, sua sugestão vem ao encontro de outras já feitas pelo pessoal, acabaremos fazendo uma exposição, sim. Algumas das ideias incluem outros critérios, porque nesse aí seriam apenas 11 fotos (um desafio durou dois meses).

      Excluir