quinta-feira, 16 de maio de 2013

Apresentando o Clube dos Fotógrafos Amantes da Natureza





"Nativo de Ibitipoca", de Milo Sabião



"Tecelã", de Flavio Motta



"Degustando", de Monica Bara

 

     Como o JF em Foco já vem noticiando as atividades do Clube dos Fotógrafos Amantes da Natureza há bastante tempo e tem o clube como o grupo com atividades fotográficas mais constantes e regulares de JF, resolveu que já estava na hora de uma matéria sobre o próprio Clube, e não apenas sobre as ótimas exposições que realiza com frequência. Para ilustrar, três ótimas imagens de insetos, seleciondas pelo JF em Foco da última exposição do clube no CCBM).

     E nossas matérias recentes despertaram interesse de alguns fotógrafos pelo Clube. Vamos, então, a esta reportagem com uma entrevista com o presidente do Clube, Milo Sabião.


     O Clube funciona desde 1998 e já realizou, desde então, 27 exposições coletivas! Basicamente reúne fotógrafos amadores.

Como funciona o Clube?

     Entre os nossos objetivos estão aprimorar cada vez mais a qualidade das fotos e divulgá-las. Como somos todos fotógrafos amadores (pelo menos é a idéia do clube), não temos muito tempo. Assim, nos reunimos mais pela internet. Nos comunicamos por mensagens, e quando necessário nos reunimos em algum restaurante, pelo menos duas vezes por ano. E nos encontramos nos passeios e safaris fotográficos, ou atividades sociais do Clube. 


Que atividades mantém?

     Palestras, fóruns, exposições, cursos, safáris fotográficos como o que vai acontecer dia 19 de maio no Museu de Inhotim.


O Clube está aberto a novos participantes?

     Sempre aberto. Todos os que se interessarem serão muito bem vindos. Nosso objetivo é juntar fotógrafos para facilitar uma série de coisas de que gostamos, como fotografar a natureza, e para isto precisamos de mais gente para que as viagens sejam potencializadas. É só me procurar (milosabiao@hotmail.com), pegar uma ficha de inscrição e passar por uma avaliação básica de qualquer organização. Há uma taxa de R$ 10,00 e uma semestralidade de R$ 20,00.


E os safáris, admitem a participação de outros fotógrafos?

     Os safaris do Clube são prioridade dos associados, mas nunca fechados. Ao organizarmos, as vagas geralmente são preenchidas como no caso do próximo safári, em que serão sete vagas do Clube e mais oito, para "seguidores".



    O Clube está em permanente atividade. Mal acabou sua exposição "Cores da Natureza" em 28 de abril no CCBM e já está com várias outras atividades programadas! Vejam só:


  • Safáris fotográficos
    •  19 de maio - Museu de Inhotim
      • Para este, as vagas já estão preenchidas, mas o Clube pensa em fazer outro ainda neste mês.
      • Havendo vagas, o clube admite participantes não associados.

  • Exposição
    • A próxima já será aberta em 21 de maio, às 20 h, no Fórum da Cultura.
    • Tema: "Detalhes da Natureza"
Para ver outras notícias sobre o Clube, 
clique no marcador Clube dos Fotógrafos... abaixo.

3 comentários:

  1. Legal a matéria. Dá vontade de entrar para o grupo...

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Eu tenho acompanhado e apreciado muito as atividades do Clube. Por isso, divulgado bastante aqui no blog também. Dá vontade mesmo... :-)

      Excluir