segunda-feira, 29 de outubro de 2012

N Albanos desembarcam em JF!



 --------------------------------
 Os Albanos presentes, durante a apresentação pela curadora Jeanne Duarte


     Aconteceu a esperada vernissage da exposição "6x ALBANO" no Espaço Cultural Correios

     A quantidade de Albanos expondo ou presentes já é uma parte divertida da coisa, quase uma incógnita (no sentido matemático). São seis, mas agora são nove, e de fato estiveram presentes sete... Então, resolvendo ou não a equação, vá visitar a exposição (ver a terceira e a quarta notícias abaixo, aqui no JF em Foco), que é o que interessa!

     O primeiro registro importante é sobre o formato da exposição. Todas as fotos são projetadas, o que vem sendo cada vez mais comum em mostras de fotografia, em oposição ao modelo antigo de fotos copiadas ou impressas em papel e penduradas na parede. Coisa dos tempos digitais... 

     Há três painéis principais, na maior parede do Espaço, em que as muitas imagens vão sendo projetadas em grande formato, algumas com vários metros de largura. Este é o conjunto principal da exposição, e apresenta imagens de todos os fotógrafos, misturadas e sem identificação. É uma apreciação da beleza, do impacto de cada imagem por suas qualidades próprias. Dica: é possível escolher alguns pontos de observação que permitem ver de não tão perto as três grandes telas principais ao mesmo tempo, sem interferência de algumas das colunas.

     A sucessão de imagens em substituição relativamente rápida em cada tela, e ainda mais se consideradas as três telas, é provocativa e desafiadora dos sentidos e da percepção. Mais um detalhe interessante: as fotos são intercaladas com pequenos vídeos, o que torna a sequência de exibição ainda mais dinâmica. Muito boa montagem, com efeito final atraente,  agradável e até divertido. Sobre as imagens... bem, é melhor não falar, vá ver (e veja por que não falar mais abaixo).

     Há ainda um canto com mais três telas projetadas, em pequeno formato, em que as imagens de cada fotógrafo são apresentadas agrupadamente, após o nome de cada um. Assim, é possível ver também o conjunto de cada obra e suas características individuais.


Fotos do blog 6x Albano, gentilmente cedidas por Jeanne Duarte

 --------------------------------
 José Albano falando
Ao fundo, da direita para a esquerda , o pessoal dos Correios 
(Sueli Navarro, Juarez Pinheiro e José Roberto Barbosa)

     Convidado para falar em nome dos expositores, o decano José Albano disparou: "Não sei se sou o mais indicado para falar de Fotografia, pois sou discípulo de Robert Doisneau, que dizia: 'Se você faz fotografias, não fale, não escreva, não se analise, não dê entrevistas e não responda perguntas. Mostre suas fotografias!' ".

    O blog da exposição também está com varias publicações a respeito, e com link para matéria no site do Los Angeles Times, com grande painel em que se pode ver uma boa amostra das imagens.


---------------------------------------------------------

No Espaço Cultural Correios Juiz de Fora
Agência Central dos Correios
27 de outubro a 8 de dezembro
Segunda a sexta-feira das 10 h às 18 h, sábados de 10 h às 14 h
R. Marechal Deodoro, 470 (Centro)
Visitas guiadas para grupos e escolas podem ser agendadas.
(32) 3690-5715 / 5736

Nenhum comentário:

Postar um comentário