quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Museu Mariano Procópio promove concurso

DSCN0167
Fachada lateral, foto de Marcos Kopschitz

     Estão abertas as inscrições para a “Expedição Fotográfica do Museu Mariano Procópio”, que acontecerá no próximo dia 29, das 8h às 18h. Os participantes vão explorar o tema “Arte, Flora e Fauna do Parque do Museu Mariano Procópio”, inclusive em áreas atualmente fechadas ao público. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, até o próximo dia 28.


     O evento integra a programação da 6ª Primavera dos Museus, do Instituto Nacional de Museus (Ibram). O projeto tem por objetivo estimular olhares de fotógrafos para um dos mais belos pontos turísticos da região.

      Os participantes da Expedição poderão inscrever até três fotografias, coloridas ou em preto e branco, para a seleção que irá escolher 14 fotos para mostra pública, que ficará aberta à visitação, no parque do Museu, de 27 de novembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013. As imagens deverão, obrigatoriamente, ter sido produzidas no dia 29 de setembro, durante o evento. (Veja edital completo no site da Prefeitura - www.pjf.mg.gov.br).

      As fotografias serão avaliadas por uma comissão, formada por pessoas representativas da área de patrimônio e fotografia, que avaliará a originalidade, a adequação ao tema e o cuidado com a técnica utilizada. As três melhores fotografias serão classificadas e premiadas com uma edição dos livros Mapro - Museu Mariano Procópio; uma edição do catálogo da Exposição D. João - O contexto do período Joanino no acervo do Museu Mariano Procópio; e uma edição do catálogo da Exposição Doce França - Recortes da vida privada na coleção do Museu Mariano Procópio. Todas as imagens selecionadas receberão certificado de participação na exposição.

      A Primavera dos Museus acontece anualmente na primavera e tem o objetivo de sensibilizar para o debate sobre temas da atualidade. Em 2012, o evento do Ibram tratará “A Função Social dos Museus”, com a participação de mais de 800 museus e outras instituições culturais, com mais de 2.400 eventos, em 364 municípios.


------------------------------
  • Expedição Fotográfica: 29 de setembro, sábado, de 8h às 18h
  • Inscrições para fotografar: até 28 / 9, pelo telefone 3690-2027

  • Podem participar fotógrafos profissionais e amadores, maiores de 18 anos de idade ou, se menores, devidamente autorizados.

  • Depois, entre os dias 1º e 22 de outubro, a inscrição para a seleção será efetuada, individualmente, através do preenchimento de ficha e do Termo de Autorização de Uso da Obra, Imagem e Nome do Autor, disponíveis no site da Prefeitura de Juiz de Fora (anexos do documento do link acima). Os documentos deverão ser entregues em envelope juntamente com a(s) fotografias(s) na sede administrativa do Museu (Rua Dom Pedro II 350, Bairro Mariano Procópio), 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário