quarta-feira, 12 de setembro de 2012

FOTO 12 - Uma Juiz de Fora antiga volta em exposição que a Funalfa recupera e reapresenta trinta anos depois


 foto CCBM
 Visitantes na exposição "Casarões", no dia da abertura do FOTO 12, 12/9/2012


     Vamos fechar a cobertura das exposições do FOTO 12 (durante o período de duração do evento, depois tem mais) pela mais antiga, e com as fotos de motivos mais antigos!  

     Trata-se da exposição "Projeto Casarões", reedição de exposição realizada pela própria Funalfa há exatos 30 anos, em 1982, resultante do "Concurso de Fotografias de Edificações Antigas da Cidade", também realizado naquele ano, com participação de 22 fotógrafos. A exposição original, que foi no saguão da Câmara Municipal, era uma parte do concurso.

     A atual, uma das doze exposições integrantes do FOTO 12, está no CCBM (mas somente até hoje, quarta-feira, 12/9!!). 

     É a "mais antiga" porque, como se viu, é o resgate de fotos de uma exposição realizada trinta anos atrás, em que a temática já era "edificações antigas", então, haja antigudade aí!

    Mas há uma outra razão, afetiva, para "puxar a brasa para a sardinha" desta exposição, que é o fato de ter participado! Entre as imagens que integraram a exposição original, três fotos eram aqui do redator do blog!

Fernando Barbosa



     Foram ao todo 22 fotógrafos com 55 imagens, todas em formato padrão: preto e branco (ainda amplamente usado, na época) e em 30 x 40 cm. As fotos, ao final do concurso, passariam ao patrimônio da Funalfa.

     Pois a Funalfa guardou e manteve em perfeito estado este acervo da cidade, por todos esses anos! Em um país com problemas de memória, fato muito meritório! Nossos maiores elogios ao pessoal do Setor de Memória da Funalfa (incluindo os amigos Nilo e Hilda), a cargo de quem ficou também a curadoria da atual exposição.

     A exposição ficou muito bem resolvida, com as fotos afixadas em grandes painéis pretos com "cantoneiras", transmitindo a ideia de páginas de antigos álbuns.




Ou, na coluna da direita, em Marcadores, clique em FOTO 12
para ver juntas todas as matérias do JF em Foco sobre o evento





Nenhum comentário:

Postar um comentário