segunda-feira, 3 de setembro de 2012

FOTO 12 - Fomos fotoinvadidos!


-------------------------
Visitantes para "Imagem da Palavra", na Praça Antonio Carlos


     Vamos falar mais um pouco das atividades recentes do FOTO 12, na "ocupação fotográfica" da cidade, com epicentro na Praça Antônio Carlos. Com nossos agradecimentos a Daniel Chiacos e O Estendal, que cederam as fotos para as matérias sobre as intervenções.

     A organização do FOTO 12 convidou O Estendal para organizar a "ocupação". A partir daí, nos conta Ana Rodrigues, de O Estendal:
"Convidei os responsáveis pelas ações que conheço e acho mais fortes, e que trazem maneiras diversas de exposições. A ideia foi apresentar um recorte das diferentes formas de se ocupar a rua. Levar arte e fotografia para todos foi o objetivo principal."

     Assim, a movimentação começou com o Foto Escambo, com Hans Georg, de São Paulo, em 19 de agosto (veja notícias Vá trocar fotografias no "Foto Escambo"!! e Foto Escambo).

     Logo em seguida, no dia 21/8, começou o projeto Foto 120,  que afixou 120 fotos em ônibus da cidade, levando assim a arte fotográfica a milhares de passageiros.

           fotos Daniel Chiacos


     Depois veio o pessoal da "Galeria Sem Licença", de Curitiba (Guilherme Zawa), para colar, em um muro no terreno da esquina entre as ruas Braz Bernardino, Batista de Oliveira e Av. Independência, fotos em grandes ampliações.



-------------------------
Ana Rodrigues e Roberto Pitella colando 
as fotos no muro








     O projeto é em geral de ocupar muros "sem licença", mas como aqui no FOTO 12 havia licença, o nome adotado foi "Com licença para entrar"!






     No dia 24 foi promovida sessão de projeção de fotografias, com trabalhos dos grupos Garapa, 7 Fotografia, Roberto Pitella, Baita Profissional.


     Mais um fim de semana e no sábado, 25/8, grande movimentação na Praça Antonio Carlos, junto ao CCBM, que incluiu:

  • Imagem da Palavra, projeto que é organizado por Isadora Pitella e Théo Pitella

  • Jardim Fotográfico, de Roberto Pitella, de Curitiba


      E o projeto Moradores, de Nitro Imagens, de Gustavo Nolasco e Bruno Magalhães, de Belo Horizonte, aplicou grandes ampliações de moradores da cidade na fachada da Mascarenhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário