quarta-feira, 22 de agosto de 2012

FOTO 12 - Quatro filmes

     Nos próximos três dias (de quarta  a sexta), além das exposições, a programação inclui filmes e apresentação de acervo no Espaço Experimental (ver notícia seguinte).

“Os filmes e documentários apresentam temas diferentes, mas sempre envolvendo algum personagem ou participação de fotógrafos. São estilos e épocas girando em torno de um mesmo ponto: a fotografia”, ressalta a subsecretária de Cultura, Silvana Lemos, uma das responsáveis pela organização.

Filmes


“Lixo Extraordinário”
22 de agosto / 19h
Brasil/Reino Unido (2010)
Gênero: Documentário. Duração: 90min. Direção: Lucy Walker e Karen Harley. Classificação: livre. Sinopse: Filmado ao longo de quase três anos, “Lixo extraordinário” acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho na periferia do Rio de Janeiro. Lá ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. 
Baile Perfumado”
22 de agosto / 21h

Brasil/Reino Unido (1997)
Gênero: Drama. Duração: 93min. Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Classificação: 14 anos. Sinopse: Cinebiografia do libanês Benjamim Abrahão, o único a filmar Lampião e seu bando. O filme mostra desde a morte do Padre Cícero até a morte de Lampião e enfoca o aburguesamento do cangaço e a modernização do Sertão.

Nascidos em Bordéis”
23 de agosto / 19h

EUA (2004)
Gênero: Documentário. Duração: 85min. Direção: Zana Briski e Ross Kauffman. Classificação: 14 anos. Sinopse: A fotógrafa Zana Briski ultrapassou as barreiras da língua, cultura e etnia quando mergulhou em uma área pobre e ilegal de uma metrópole do Terceiro Mundo - Calcutá, Índia. A premiada fotógrafa conquistou a amizade das crianças de Sonagachi (Bairro Luz Vermelha), iniciando um workshop de fotografias e equipando as crianças com máquinas fotográficas. O poder transformador deste simples objeto é marcante, em poucas semanas as crianças mostraram um novo espírito e muitas delas descobriram um talento para arte. Briski e seu codiretor, Ross Kaufman, seguiram as crianças e viram como elas filtravam o seu mundo marginalizado e esquecido através das lentes das câmeras. Durante o documentário, há uma narrativa central, a aventura destas crianças, que as encheu de esperança e força para deixar os bordéis para viver uma vida melhor.


Cortina de Fumaça”
23 de agosto / 21h

EUA/Alemanha (1995)
Gênero: Comédia dramática. Duração: 112 min. Direção: Wayne Wang. Classificação: 18 anos. Sinopse: No Bairro do Brooklin, em Nova York, Auggie Wren (Harvey Keitel) tem uma tabacaria há mais de dez anos e um hábito peculiar: fotografar sua loja pelo lado de fora todos os dias. Apesar de aparentemente iguais, as fotos retratam diferentes detalhes de cada dia. Em sua rotina, Auggie conhece Paul Benjamin (William Hurt), um novelista desastroso que, desde a morte da esposa, nunca mais publicou coisa alguma, e Rashid Cole (Harold Perrineau Jr.), um jovem mentiroso que está à procura do pai. Eles terão suas vidas interligadas e mudadas para sempre.



-----------------------
Na Videoteca do CCBM




     Foto 12

     O Projeto Foto 12 acontece entre 12 de agosto e 12 de setembro. Serão realizadas 12 mostras fotográficas, oficinas, palestras, mesa-redonda, exibição de filmes e intervenções urbanas.


----------------------------------------------------------



No Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
FOTO 12 - 12 de agosto a 12 de setembro - horários especiais conforme os eventos
Terça a sexta-feira, de 9h às 21h. Sábados e domingos, de 10h às 16h
Av. Getúlio Vargas, 200 (Centro)
3690-7051 / 3690-7052

Nenhum comentário:

Postar um comentário