sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FOTO 12 - Acervos em debate em Mesa-redonda

     Mesa-redonda neste sábado, no FOTO 12, debate divulgação e preservação de acervos. Os participantes vão relatar suas experiências profissionais, abordando a rotina, os desafios e a importância de manter e divulgar os acervos sobre suas responsabilidades.
    Veja mais detalhes sobre os eventos e os participantes na
18 de agosto, sábado

17:00 - Mesa-Redonda

Na Videoteca do CCBM


Revelando acervos fotográficos
  • João Roberto Ripper, fotógrafo internacional, do Rio de Janeiro – Banco de Imagens

  • Antonio Henrique Duarte Lacerda, supervisor do Arquivo Histórico de Juiz de Fora

  • Rosane Carmanini Ferraz, historiadora da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro)


     Sobre João Roberto Ripper, veja a programação das Oficinas.

     Na mesa-redonda do Foto 12, Ripper vai falar sobre seu banco de imagens, abordando pontos como gestão, divulgação e uso público.
     Sobre o Arquivo Histórico de Juiz de Fora
     O Arquivo Histórico de Juiz de Fora conta com um rico acervo documental. Na mesa-redonda, o foco será seu acervo digital de fotografias, que reúne imagens guardadas em duas fazendas da região, basicamente com registros de famílias.
   Parte deste material está exposto na mostra “Crianças – Acervos fotográficos das fazendas Santa Clara e Santa Sofia”, que integra o FOTO 12, com curadoria de Antônio Henrique Lacerda e do artista plástico Daniel Rodrigues.
“Queremos abordar a proposta de recolher novas fotografias, ainda que virtuais, para enriquecer o acervo. Discutiremos as diretrizes para estabelecimento de uma política de recebimento e reprodução das imagens,” explica Antônio Henrique.

     Sobre o Museu Mariano Procópio
 
      O acervo fotográfico da Fundação Museu Mariano Procópio reúne cerca de 35 mil itens, entre negativos, fotos, slides e outros suportes. As peças mais antigas são daguerreótipos, que datam de 1840.

     Responsável por gerir a coleção, a historiadora Rosane Carmanini Ferraz vai apresentar o acervo e explicar os processos de conservação, digitalização e catalogação desenvolvidos. 

     Durante o FOTO 12, parte da coleção pode ser vista na mostra “Retratos oitocentistas no Museu Mariano Procópio”, com curadoria de Douglas Fasolato, no Parque do Museu Mariano Procópio.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário