quarta-feira, 23 de maio de 2012

Livro com fotos de Márcia Zoet



     Márcia Zoet fotografou e Ana Lucia Queiroz escreveu o livro "Folia de Reis – imagens, receitas e ladainhas – Aiuruoca-MG", a ser lançado em Juiz de Fora no próximo dia 29 de maio!

     Márcia é fotógrafa juizforana, radicada em São Paulo há alguns anos. Sobre ela, o JF em Foco já publicou matéria por ocasião de sua exposição em JF e uma entrevista, veja



     A seguir, texto sobre a obra elaborado pela Illumina, empresa das autoras, que também a publica :

      A folia de reis é um ritual do catolicismo popular que chegou ao Brasil junto com os colonizadores portugueses. Ela se manifesta de diferentes maneiras, em diferentes regiões do país. Esta diversidade aparece nas músicas, na formação musical, nas fantasias, nos rituais e alimentos; de acordo com a origem e influencias de colonizadores e imigrantes, com o clima, relevo, vegetação.

     Em comum a vivência de um momento de circulação de dons: os músicos das companhias, com sua bandeira sagrada, fazem do dia 25 de dezembro a três de janeiro, o giro, ou seja, passam de casa em casa, abençoando as residências, moradores, rebanhos e recebendo ofertas para a Festa de Reis, que reunirá a comunidade no dia seis de janeiro. É uma tradição que fortalece a solidariedade. Nela todos os que partilham são distintos e iguais, ligados por dons materiais, as comidas, as bebidas, a música, os enfeites e o dinheiro; e dons espirituais, a devoção e as crenças em poderes transcendentes.

     O livro Folia de Reis – imagens, receitas e ladainhas – Aiuruoca-MG descreve, através da fotografia de Márcia Zoet e texto de Ana Lucia Queiroz, como se organiza e quem participa da folia, na zona rural de uma pequena cidade de Minas Gerais.

     As autoras participaram do “giro” de 2012, quando puderam documentar a tradição, sua importância local, seu contexto histórico, a partir das vozes dos devotos de Santos Reis. No livro eles contam suas origens e suas práticas. A agricultura de subsistência, a tradição solidária dos mutirões, os saberes de cura por meio de ervas, rezas e simpatias. Os fazeres: cestos, tear, gamela. Os ritmos, os coloridos, os adereços. Suas crenças e devoções.

     Com o patrocínio da Genzyme do Brasil, o livro constitui uma importante contribuição para a preservação do patrimônio imaterial de Minas Gerais, que se destaca pela valorização da linguagem fotográfica, que não apenas ilustra o texto, mas fala por si só.

---------------------------------------------------------

Na Planet Music
Lançamento em 29 de maio, de 19 h às 22 h.
Av. Presidente itamar Franco, 1522 (antiga Av. independência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário