sábado, 30 de abril de 2011

Compartilhamento de fotos online


Tela do Grupo JF em Foco no flickr em 30/4/2011

     A convite de Aelson Amaral, dei uma passada hoje de manhã no seu curso (vejam Mais fotógrafos em ação pela cidade!), para falar aos alunos sobre este tema.

     Falamos do compartilhamento desde os tempos do filme e do papel, passando para a Internet e a fotografia digital. Depois, de software de fotografia, para focar no "online photo sharing".

    Claro que mencionamos as muitas possibilidades e citamos um ou outro de maior destaque, como o Picasa e o Panoramio, mas a partir daí nosso motivo foi mesmo ... o flickr! Em minha opinião, ainda imbatível e a melhor alternativa para esta finalidade.

     Falamos rapidamente - o tempo disponível era pouco, a turma tinha de sair em campo - destacando algumas características mais interessantes do flickr e suas ilimitadas possibilidades. Chegamos aos grupos e, é claro, ao Grupo "JF em Foco". Terminamos com um convite aos alunos para todos participarem!

     Além disso - mas desse importante detalhe eu me esqueci de falar, espero que leiam aqui!!! - o blog já publicou uma exposição virtual de fotos de alunos do Aelson nas duas últimas turmas (vejam link na barra vertical da direita). Faremos o mesmo desta vez.

     Obrigado ao Aelson pela oportunidade e bom curso para todos os novos (ou nem tanto) fotógrafos!

domingo, 24 de abril de 2011

21o. curso de Oswaldo em versão aperfeiçoada

fotos Oswaldo Calzavara

Alunos do 20o. curso em aula prática em Santa Rita de Jacutinga em 2011


      Jornalista e repórter fotográfico, Oswaldo Luiz Calzavara está com inscrições abertas para seu 21º Curso de Fotografia Amador Avançado. 

     Com aulas aos sábados e oficinas em alguns domingos, com início em 14 de maio, o curso terá agora a duração de cinco semanas. É voltado tanto a já praticantes quanto a iniciantes e capacita o aluno como amador avançado.

     Com extensa carreira fotográfica, Oswaldo tem trabalhado na imprensa em JF e em outras cidades. A partir de um convite da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, organizou um curso de extensão em fotojornalismo, que evoluiu para o “Curso de Fotografia Amador Avançado e Fotojornalismo”, e desde então já soma 20 cursos realizados.

     Já para turmas anteriores, o curso passou por uma reformulação feita para adaptá-lo à fotografia digital, mas - muito interessante - chama a atenção o fato de não ter deixado de lado a fotografia tradicional.

Turma do 19o. curso em Tiradentes
     A experiência vai levando Oswaldo a sempre ajustar mais o curso a cada vez aos interesses dos alunos. Já adotou recentemente como novidade a realização de  workshops aos domingos, ou seja, oficinas práticas. Além disso, observou que havia insatisfação de familiares com a ausência dos alunos de casa por quase dois meses, nos finais de semana, então adaptou o curso: de oito passou a seis e, agora, a cinco semanas, e mais atividades no sábado, com menos no domingo. O curso ainda nem começou, mas Oswaldo não para e já tem ideias para outros formatos a serem experimentados no futuro, como um intensivo em um fim de semana com aulas de dia inteiro!
    
        O curso terá também apoio em seu blog F8imagem, onde podem ser encontradas a programação detalhada do curso e imagens de alunos em ação em turmas anteriores.



Programa

     Listamos aqui alguns tópicos, mas não deixe de ver o programa completo e sua distribuição no tempo, em aulas práticas e teóricas, no blog de Oswaldo.
 
Oswaldo com a turma  - 20o. curso, 2011
  • Introdução à Fotografia, Uso da Câmera 
  • O Inicio da Fotografia, Sistemas de Foco, A Luz na Fotografia: Obturador, Diafragma e Fotometria
  • O Uso da Luz, Filmes e Sensores, Profundidade de Campo, Objetivas , Postura ao Fotografar, Arquivos de saída
  • Ajustes WB, Filtros, Suportes de Câmeras, Técnicas de Composição
  • Como Fotografar: Paisagem Urbana, Paisagem Rural, Natureza, Paisagens,  Fauna & Flora (Macrofotografia), Pessoas
  • Fotografia Profissional: Portrait, Eventos Sociais, Still, Fotojornalismo, Fotografia Publicitária

Agenda

  • Início: 14 de maio de 2011
  • Aulas aos sábados e domingos
  • Duração de cinco semanas com viagem no sexto final de semana

Outras informações
  • aulas teóricas e práticas
  • não requer conhecimento prévio de fotografia
  • requisitos: câmara fotográfica digital amadora, semi-profissional ou profissional. Ou, no caso de câmara de filme, semi-profissional ou profissional. 
  • todos os alunos recebem apostilha digital a cores em PDF
  • turma com 12 alunos
 
--------------------------------------------------- 
21º Curso de Fotografia Amador Avançado 

Local: Curso Conexão
          Av. Rio Branco, 2872 - em cima do Empório Bahamas

Sábado 14 h às 18 h. Domingo 9 h às 12 h, mas variável

Informações e inscrições:
  • Júlio Vasques Produções - Galeria Constança Valadares, 1o. piso - loja 204, 12:30 às 18 h - 3212-9045
Maiores informações:

Valor: R$ 350,00

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Curso com Nina Melllo

     O Espaço Experimental Nina Mello oferece seu segundo curso, "Do analógico ao digital: uma passagem". Único ambiente artístico da cidade voltado exclusivamente à fotografia, o Espaço tem mantido excelente programação. E Nina é uma profissional experiente, inclusive com passagem pela imprensa juizforana, então o curso promete.

     Será de duração um pouco mais curta, ao longo de quatro semanas. Chama a atenção o item "Leitura Técnica de Imagens", conteúdo atraente e nem sempre fácil de realizar com qualidade.








--------------------------------------------------


Curso fotográfico : Do analógico ao digital: uma passagem
No Espaço Experimental Nina Mello

Sábados, 14 h às 17 h
Informações e inscrições: 
  • no local ou pelo telefone     8864-4698
Professora - Nina Mello


Espaço Experimental Nina Mello
Centro Comercial São Pedro
Rua José Lourenço Kelmer 1330, sala 103 A - Cidade Universitária
36036-330
8864-4698 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mais fotógrafos em ação pela cidade!


 
     Começou a 4ª turma do Curso de Fotografia de Aelson Amaral, entre abril e maio. E isso a gente pode ficar sabendo por notícias enviadas pelo Aelson, ou porque sempre que esses cursos estão em andamento, podem ser vistos muitos fotógrafos, ou candidatos a fotógrafos, em atividade por aí, nas ruas de JF e em alguns de seus pontos mais conhecidos!



 

     No caso de agora, as fotos de Aelson mostram a atual turma enquadrando, disparando, aprendendo e certamente se divertindo, já na primeira aula prática, no Parque Halfeld.

     Como acontece, os primeiros já se interessaram também pelo compartilhamento online da foto digital, e já se associaram ao nosso grupo "JF em Foco" no flickr! Portanto, em breve, muitas fotos de uma nova safra de fotógrafos!

     Para saber mais sobre este curso e encontrar links para matérias sobre os alunos em atividade em cursos anteriores, veja


     Bom curso a todos e boas fotos!



sábado, 2 de abril de 2011

Translucence




     O fotógrafo publicitário Antônio Cuzzuol, de Vitória, no Espírito Santo, expõe a partir de 7 de abril no Espaço Experimental Nina Mello.

     Em evento duplo, no dia seguinte à vernissage, 8 de abril, Cuzzuol faz a palestra "Semi-transparências e Sombras", também no Espaço.

     Com dezoito fotografias, em cor, impressas em papel de algodão, a mostra pretende apresentar não apenas novas descobertas do autor, mas a possibilidade de transformação e de invenção no trabalho autoral.

     Uma bicicleta formada pelo assento e pela própria sombra. Uma lona plástica, que descortina a praia através da transparência. Uma árvore, na borda da estrada, borrada pela velocidade. Essas são algumas das imagens que compõem Translucence.

      Sobre o trabalho de Antônio Cuzzuol, segue texto do Espaço Nina Mello.

     As imagens são frutos de técnicas que visam distorcer a cena, a fim de encontrar uma nova cena. O resultado pode ser alcançado tanto utilizando a semi-obstrução da passagem da luz, na qual as imagens apresentadas terão a totalidade ou parte da sua área afetada, ou, ainda, usando um longo tempo de exposição acompanhado de movimento da cena ou da maquina ou de ambos. “A ideia é tirar a obviedade no sentido de criar um novo real com a inclusão de elementos que causam distúrbios na imagem”, revela o fotógrafo Antônio Cuzzuol.

     As novas cenas, que se despem da lógica do primeiro olhar, dialogam com a trajetória seguida pelo artista. Residente em Vitória, no Espírito Santo, o fotógrafo desenvolve inúmeros trabalhos na área de publicidade, espaço em que é necessário seguir orientações, a fim de que o produto final seja compatível com a ideia inicial.  Nesse meio, a fotografia insurge como um dos pontos do processo criativo, desenvolvido por uma grande equipe de profissionais. 

     Apesar de muitas vezes ser feita racionalmente, por ser parte fundamental dos mecanismos de consumo, a fotografia publicitária é por si um processo criativo e o profissional deve estar envolvido com as questões tratadas para, assim, desenvolver uma boa fotografia. “Uma boa imagem, independentemente do seu uso, tem que ser bem resolvida em termos composicionais, de iluminação e cromatismo. O olhar do espectador tem que ser conduzido e capturado pela imagem e pela mensagem”, defende Cuzzuol. “Os elementos de estética que exercito no trabalho autoral, certamente me servem quando fotografo para um trabalho de publicidade”, diz, revelando as inúmeras referências da pintura, que podem ser vistas em algumas imagens da mostra e que subsidiam seu trabalho diário.

------------------------------------------


Veja informações e horários da abertura, 
da palestra e da exposição na notícia abaixo.