sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Diversos Eus






     O blog esteve na abertura das três exposições do Festival JF em Foco (ver notícia imediatamente anterior) e depois conversou com a fotógrafa juizforana  Sayonara Toledo, que expõe na Casa de Cultura da UFJF.

     Com 17 fotos em PB, cor e sépia, "Diversos Eus" é a estreia de Sayonara em exposições. Como participou de uma oficina com Tina Coelho na edição de 2009 do Festival JF m Foco, Sayonara foi "descoberta" pela organização e convidada para ser um dos participantes juizforanos neste ano. Com este título, ela pretende justamente passar a ideia de temas variados.  Enfatiza que os objetos são simples, como flores, alho etc., mas sempre observados com olhares diferentes a cada momento.

     Sayonara é jornalista e começou a ter seu interesse despertado para a imagem durante uma especialização em 2007, quando fez um módulo de documentário. Um pouco antes, com o nascimento de sua filha, começou a notar um olhar especial nas tradicionais fotos de bebês, que os amigos diziam ser diferenciadas. De lá para cá, vem investindo em se aperfeiçoar, como no curso que está fazendo agora com Aelson Amaral. E dá especial destaque à fotógrafa Gleice Lisboa, com quem também tem aulas e que a incentivou muito na preparação da mostra atual. "Dedico esta exposição a ela, que é minha madrinha". Sayonara já tem mais outras exposições em mente e está começando a atuar profissionalmente como fotógrafa.

     A exposição tem mesmo uma diversidade interessante, ao mesmo tempo que permite perceber uma certa unidade. Um primeiro bloco de fotos explora temas com grandes áreas coloridas e objetos arredondados - como em maçãs e peras, rosas, outras flores, passando em seguida para seixos rolados. 

     Um outro segmento cai na nossa particular área de interesse, o registro de nossa cidade, e aí temos alguns clássicos bem tratados, como uma ótima Capela Senhor dos Passos, da Santa Casa, e a torre da Estação - ambas em sépia. E também alguns outros clássicos muito habilmente "disfarçados", a exigir conhecimento da cidade para sua identificação.






     Nossa favorita neste terreno foi uma fotografia do Mirante Salles de Oliveira, no Morro do Cristo. Em locais muito conhecidos, como este, é difícil inovar ou destacar-se, e Sayonara consegue, em muito boa PB em que a arquitetônicamente terrível balaustrada do mirante ganha atraente balanço. Também as pessoas a admirar a vista evocam algumas fotos clássicas do local, e a composição é toda cheia de elementos interessantes.


A fotógrafa

Sayonara Toledo

----------------------------------------------------------

Na Casa de Cultura da UFJF
De 7 de outubro a 6 de novembro
Segunda a sexta-feira, de 14h
às 19 h. Sábados de 14h às 18 h.
Av. Rio Branco, 3372 - Centro
(32) 3215-4694

Nenhum comentário:

Postar um comentário