quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Memória e patrimônio valorizados em Benfica

divulgação PJF
     Também não exclusivamente fotográfica, esta notícia entra no blog porque a exposição  “Sinais do Tempo em Benfica” inclui fotografias antigas, entre outras imagens do bairro de Benfica, e também em reconhecimento ao seu excelente projeto.

     A exposição, muito original e bem apresentada, na Biblioteca Delfina Fonseca Lima - sucursal da Biblioteca Municipal Murilo Mendes -, inclui maquetes, textos, imagens e objetos sobre o bairro, a propósito do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto.

     Imagens antigas do tradicional bairro de Juiz de Fora, destaque entre outros elementos como objetos e maquetes, trazem lembranças e remetem aos 160 anos de ocupação do território de Benfica. Um dos objetivos é mostrar o patrimônio cultural que já foi perdido, procurando sensibilizar os visitantes para a importância da preservação das edificações que ainda permanecem.

     A mostra é organizada pelo diretor da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, também um memorialista e dono do acervo particular exposto, Vanderlei Tomaz. Vanderlei é um entusiasta de JF e de sua memória, com especialíssimo interesse pela documentação e cultura da Zona Norte da cidade. Entre suas pesquisas históricas, inclusive de campo, está a que localizou vários marcos de sesmaria, remanescentes de antigas marcações de propriedades rurais. Aliás, uma das maquetes mostra um desses marcos.

     Outros destaques:
  • maquete da antiga estação do trem Xangai
  • uma telha e um tijolo, que Vanderlei guardou com cuidado quando foi demolida a primeira construção do bairro: a Fazenda Benfica, de meados do século XIX.
  • painéis elaborados com elementos de época, com sequências como "com este dinheiro (cédulas de cruzeiro, expostas) você comprava este ingresso (um da época), para esta sala (uma foto do antigo cinema da FEEA), para ver estes filmes (programa da época), etc."

     Enfim, ótima oportunidade para lembrar, ajudar a preservar os imóveis ainda existentes com mais de cem anos, e saber mais sobre Juiz de Fora, sua história e sua gente.

------------------------------------------------------------------
Biblioteca Delfina Fonseca Lima
de 11 de agosto a 25 de setembro
2ª a 6ª 8h às 18h, sábados 8h às 14h
Rua Marília, 635 - Benfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário